Roçabarroca - Thiago Honório
São Paulo, SP | 2020
Esta obra reveste o corredor do mam com paredes de pau a pique.
A técnica de construção usa uma trama quadriculada de galhos e bambus entrelaçados de forma regular, gerando uma estrutura oca posteriormente preenchida com barro. Esse procedimento tem sido empregado no Brasil, desde o período colonial. Sua ampla presença em edificações para diferentes classes sociais, ao longo da história evidencia uma continuidade material entre os prédios ostentosos, como a igreja barroca, e as moradias populares, como a casa da roça.
Parte dos galhos aqui utilizados veio do parque do Ibirapuera; somados à terra aparente, trazem um cheiro orgânico ao corredor. Ao construir com elementos vivos do entorno, o artista aproxima museu e natureza por meio de um saber que nos une a um Brasil profundo.
*Este título vem do poema e do livro “Roça barroca” da poeta e tradutora Josely Vianna Baptista. (trecho do texto de divulgação)
A técnica de construção usa uma trama quadriculada de galhos e bambus entrelaçados de forma regular, gerando uma estrutura oca posteriormente preenchida com barro. Esse procedimento tem sido empregado no Brasil, desde o período colonial. Sua ampla presença em edificações para diferentes classes sociais, ao longo da história evidencia uma continuidade material entre os prédios ostentosos, como a igreja barroca, e as moradias populares, como a casa da roça.
Parte dos galhos aqui utilizados veio do parque do Ibirapuera; somados à terra aparente, trazem um cheiro orgânico ao corredor. Ao construir com elementos vivos do entorno, o artista aproxima museu e natureza por meio de um saber que nos une a um Brasil profundo.
*Este título vem do poema e do livro “Roça barroca” da poeta e tradutora Josely Vianna Baptista. (trecho do texto de divulgação)
Local:
Museu de Arte moderna
Consultoria técnica e
execução:
Matéria Base (Igor Bahiense+ Fernando Minto+ Rafael Fogel)
Fotografia do processo:
Acervo Matéria Base
Demais Imagens:
Divulgação Gal. Luisa Strina+
Edouard Fraipont
Museu de Arte moderna
Consultoria técnica e
execução:
Matéria Base (Igor Bahiense+ Fernando Minto+ Rafael Fogel)
Fotografia do processo:
Acervo Matéria Base
Demais Imagens:
Divulgação Gal. Luisa Strina+
Edouard Fraipont
TAGS: instalação artística; pau a pique; consultoria