Assentamento Edson Nogueira - MST


Macaé, RJ  |  2019



O trabalho executado com junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), no assentamento Edson Nogueira foi fruto da participação de um grupo denominado “Coletivo Terra”, composto por profissionais da arquitetura e da engenharia, em um edital do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ) para assistência técnica.

O assentamento, localizado na Rodovia RJ – 168, zona rural do Município de Macaé-RJ é destinado a abrigar o PDS da região. O “Coletivo Terra”, postulou uma proposta ampla, que abarcava desde a leitura global do assentamento, tanto etnográfica quanto geográfica, passando pelo entendimento da melhor ocupação para o local, com oficinas de experimentação para o conhecimento de técnicas construtivas, chegando, então, à proposições arquitetônicas.

Para estas atividades, seriam realizadas atividades com a perspectiva de integrar todos os atores envolvidos no problema para a realização das propostas. Após analisada a proposta o CAU-RJ opta pela aprovação da proposta postulada, porém com a redução de seu escopo. Ao invés de trabalhar com todo o Plano de Ocupação da área, seria trabalhado apenas projetos para moradia rural, agenda de extrema importância na proposta.

Data da construção:
2019/ atual

Equipe:
arquitetos e engenheiros do Coletivo Terra; Representantes do MST; Professores e alunos da UFF - Rio das Ostras; Núcleo de Solidariedade Técnica - SOLTEC UFRJ

Fotografias:
Acervo Coletivo Terra +
Acervo Matéria Base


TAGS: assessoria técnica; MST;  taipa de pilão;