Casa sede e Casinha


Teresópolis, RJ  |  2022



Localizadas na área rural de Teresópolis, a Casa Sede e a Casinha partem do pedido de reforma de duas edificações existentes.  Entretanto, por apresentarem graves danos estruturais, se fez necessário a demolição de ambas, e, os novos projetos, por questões ambientais, foram desenvolvidos respeitando os perímetros anteriormente edificados. 

Para a Casa Sede foi necessário conciliar o programa solicitado com uma área de implantação compacta, sem comprometer a qualidade espacial dos ambientes ou exceder a área permitida de projeção. Deste modo, optou-se pela manutenção de uma casa térrea, com telhado de duas águas e aberturas estratégicas, de modo a minimizar os custos da construção. A casa apresenta um eixo norte-sul de acesso principal que organiza seu programa de acordo com a necessidade dos moradores. Ao sul, o acesso coletivo pela sala, cozinha e varanda integradas, com uma grande abertura em vidro para a praça coletiva do terreno. Ao norte, outro acesso, pela lavanderia, área também destinada às atividades de manejo e cuidado da terra. Ao centro do corredor, um lanternim com uma esquadria articulada, que permite a saída do ar quente durante o verão e maior entrada de luz durante o inverno.

O projeto da Casinha foi fundamentado na mesma lógica da Casa Sede, acompanhando o perímetro da construção original e buscando soluções e técnicas construtivas de menor impacto ambiental, logístico e econômico.Para otimizar a planta e a relação espacial, toda a área coletiva foi desenhada em um mesmo ambiente, integrado. Através da nervura da parede longitudinal, o projeto organiza todas as áreas de bancadas e armários necessários na casa e possui, na nervura superior da parede, uma linha de esquadrias fixas de vidro, possibilitando grande entrada de luz natural na edificação.

Área:
casa sede:60m²
casinha:43m² 

Arquitetura:
Matéria Base (Fernando Minto, Lígia Ferreira, Renata Esteves)








TAGS: residencial; alvenaria estrutural