trabalhos     com terra



   sobre



publicações



   contato


CASA MONTSERRAT


Residência Unifamiliar

Concepção, desenvolvimento e execução de projeto arquitetônico para construção de residência unifamiliar de dois pavimentos. Área construída: aproximadamente 2 mil m² em terreno de 6 mil m². O sistema construtivo é composto por estrutura leve de cobertura e volumetria das áreas secas em MLC (madeira laminada colada), contraventado por núcleos rígidos em alvenaria estrutural e corpo edificado apoiado sobre fundação em concreto armado.

O partido arquitetônico parte da implantação como vetor principal, de modo a responder à premissa de possibilitar a livre circulação para e por toda a edificação.  Têm-se acessos diretos a partir da rua (fruto de adequação à topografia existente resultando em mínima movimentação de terra) assim como entre todos os níveis dos dois blocos (privativo e social), integrados por um sistema central de rampas.

Arquitetura: Autoria do projeto MATERIABASE     arquitetura + urbanismo, arq. Thomas Burtscher e Fernando Minto. Colaboradores: Centímetro Cúbico Arquitetura, arq. Fredderick Merten, Fábio Landucci e Amanda Souza.

Responsável pela obra: eng. Carlos Roberto Farias

Projeto e construção Madeira Laminada Colada: ITA Construtora. Eng. Hélio Olga

Cálculo estrutural fundações e concreto armado: SESAN Eng. Raphael Mendonça

Projeto Luminotécnico: LICHIA arq. Rafaela Romitelli

Local: Vargem Pequena, Rio de Janeiro, RJ.

Ano projeto: 2014 / Ano construção: 2015/em curso.