Casa sede do Instituto Araticum


Nova Friburgo, RJ  |  2001



A sede social do Instituto ARATICUM, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, Brasil, foi projetada com o duplo intuito de: 1 – abrigar as atividades de alimentação, estudo e convívio dos trabalhadores da vila agroecológica e 2 – ser um objeto de experimentação que fosse suporte para a formação de um coletivo de construtores com habilidades para além das convencionais ou estipuladas pelo mercado hegemónico brasileiro. A obra, portanto, acabou
se configurando a partir do encontro de 4 volumes retangulares cobertos por abóbadas e um transepto central coberto por uma cúpula, todas catenárias.

Para a construção das paredes de apoio foi escolhida a técnica da taipa de pilão. Já para a construção das abóbadas e da cúpula, optou-se pela alvenaria de blocos cerâmicos, material de valor bastante acessível na região.

Uma das importantes decisões foi a escolha por madeiras de alta densidade para os montantes das formas de taipa de pilão, que garantiram robustez ao sistema e possibilitou o seu uso extenso e contínuo. Outro importante detalhe construtivo é o frechal, que acumula as funções de distribuir as cargas das abóbadas, ancorar os tirantes metálicos que reagem às cargas horizontais das abóbadas, abrigar as instalações elétricas, e, ao mesmo tempo, é o trilho para as formas de madeira para a construção das abóbadas.

Data da construção:
2017/ em andamento

Área:
120m²

Arquitetura:
Matéria Base ( Fernando Minto, Rafael Fogel, Thomas Burstcher)

Assessoria técnica
e acompanhamento:
Matéria Base

Estrutural:
Yopanan Rebello

Execução:
Instituto Araticum (Ricardo da Silva + equipe) 


formação técnica para execução das taipas de pilão e abóbadas:
Matéria Base

consultoria técnica e
execução  de abóbada de aresta:
Ramón Aguirre Morales +
Juán Ignácio Dorantes





TAGS: institucional; taipa de pilão; abóbada;